A gestão da saúde ocupacional tem como base o trabalho em dados e relatórios. A interpretação e a administração correta desses cadastros em saúde ocupacional asseguram um atendimento qualificado aos clientes e base financeira e orçamentária para as clínicas. Por outro lado, profissionais que ainda trabalham à base de planilhas físicas, ficheiros e envelopes ficam suscetíveis a impasses e trapalhadas que podem levar à total descrédito de suas instituições.

Oferecer boas acomodações físicas também vale pontos no bom desempenho de uma clínica de saúde ocupacional. Um ambiente de atendimento limpo e organizado passa a imagem de um estabelecimento estruturado. Clínicas e profissionais que empilham documentos em espaços restritos já são vistos com outros olhos por quem deseja um atendimento rápido e dinâmico. Organização e a segurança na lida com as informações dos clientes é o mínimo que se espera de uma clínica responsável.

Para evitar problemas nesse sentido, o universo da tecnologia da informação oferece, a cada dia, novidades e ferramentas tecnológicas capazes de facilitar muito o trabalho dos profissionais das clínicas de saúde ocupacional. Estamos falando de softwares desenvolvidos especificamente para esse fim, que estreitam o relacionamento e as responsabilidades entre clínica/cliente e evitam incômodos desnecessários.

O software Madu, por exemplo, oferece todas essas vantagens de forma simples e prática, pois é desenvolvido especificamente para o segmento da saúde ocupacional. Uma das características mais especiais do Madu é sua capacidade e eficiência na organização dos cadastros em saúde ocupacional. Melhor ainda: o sistema permite uma navegação orientada entre os bancos de dados, facilitando a vida do profissional.

Madu: além de um software comum

O investimento em um software significa impulsionar a produtividade, garantir segurança nos processos (e segurança jurídica, o que também é fundamental) e muitas outras funcionalidades com a certeza de estar agindo corretamente.

O Madu vai muito além de qualquer software que faz cadastros em saúde ocupacional de forma básica, padrão, mecânica. Ele oferece ao cliente diferentes categorias de cadastro que, somadas, estabelecem o seguinte conceito: estamos lidando com dados de uma pessoa, e não de um funcionário.

Na prática, o software permite que, no caso de desligamento de uma determinada empresa, os dados e o histórico desse funcionário não se percam. O perfil laboral desse profissional permanecerá à disposição para consultas futuras. O rol de vantagens do Madu inclui ainda auxílio na prevenção de perdas para as empresas, controle para execução de atividades com maior segurança.

Software de Saúde Ocupacional

Alternativas dos cadastros em saúde ocupacional

Um software especialmente desenvolvido para o segmento de clínicas de saúde ocupacional somente terá um processo automático se as informações base forem inseridas, então é necessário despender um tempo para esta atividade. A vantagem do Madu para esse setor é a garantia de segurança nos processos e a facilidade desta etapa.

Como exemplo, podemos utilizar os históricos. A cada alteração, o sistema cria um histórico por período, desta forma é possível acessar informações de qualquer tempo. Isso é muito importante na emissão de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica durante todo o período em que o trabalhador exerceu suas atividades em uma empresa.

Os históricos irão auxiliar no momento de gerar o PPP, e este terá as alterações ocorridas com quebra de períodos. Isso evita que na geração do PPP seja necessário buscar informações em outros locais, além do sistema.

Confira os tipos de cadastros em saúde ocupacional oferecidos pelo Madu para a gestão das clínicas:

ORGANIZACIONAIS – a clínica tem à disposição dados da empresa, como sua estrutura organizacional, perfil do estabelecimento, postos de trabalho, cargos e funções.

SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL – cadastros de riscos ambientais (PPRA) e de exames necessários para cada função (PCMSO).

FINANCEIRO – como o Madu possibilita cálculos de faturamento, nessa categoria de cadastro é possível inserir os itens de faturamento que irão compor a tabela de preços e definir regras de faturamento, como o calendário de faturamento, por exemplo.

Investimento e segurança

Sabemos que a saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho e problemas de saúde que podem ser causados por causa de atividades em quaisquer setores. Empresas que investem na saúde ocupacional estão investindo na promoção de bem estar aos seus empregados, tanto o bem estar físico, quanto o emocional, além de oferecer um local mais propício ao um bom desempenho das funções no trabalho.

Empresas atentas a essa tendência geralmente buscam os serviços de clínicas de saúde ocupacional que atendam às suas demandas. Atrasos na realização dos exames ou desorganização no envio da convocação dos exames, por exemplo, são pontos negativos na relação clínica/empresa.

Também, nesse sentido, o software Madu é um grande aliado para que os profissionais das clínicas garantir satisfação aos usuários. E mais: não oferece vantagens apenas para os profissionais das clínicas e seu corpo médico. Cada vez mais o cliente procura informações com as quais pode gerenciar a clínica que está lhe atendendo, entre elas validades de laudos, periodicidade de exames, resultados de exames etc. Quando um cliente contrata um prestador de serviços de saúde ocupacional, ele espera assertividade total nos relatórios e informações geradas.

Ele precisa saber se de fato os exames serão agendados no período apropriado, se a documentação será arquivada pelo período exigido por lei e se a emissão de documentos será feita de forma completa. O Madu atende completamente a todas essas demandas, garantindo às clínicas um alto nível de satisfação.

Concluindo

O investimento no software Madu traduz-se em impulsionar a produtividade, garantir segurança nos processos (e segurança jurídica, o que também é fundamental) e muitas outras funcionalidades com a certeza de estar agindo corretamente. Para finalizar, lembramos que entre todas as facilidades do Madu está a sua disponibilidade na nuvem, que torna a fase de implantação do software muito mais simples e rápida – além de descartar investimentos com equipamentos e backups. O Madu oferece ainda serviços de migração de dados e integração, com uma equipe de assessoria e de suporte.

Entre em contato

Preencha os campos abaixo que responderemos o mais breve possível.

Nome
E-mail
Empresa
Telefone
Estado
Cidade
Cargo
Mensagem
 
 

You have Successfully Subscribed!