A praticidade, o menor investimento e a segurança são algumas das necessidades que as organizações dos mais variados segmentos, incluindo as clínicas de saúde ocupacional, têm em comum quando se fala de compartilhamento e armazenamento de dados. A partir dessa demanda, surgiu o conceito de cloud computing.

O formato é útil tanto para o uso pessoal quanto para empresarial. A ideia deu tão certo que desde a sua criação a nuvem segue uma crescente. A projeção é de que em 2018 o investimento mundial em serviços de cloud computing alcancem a marca de 100 bilhões de dólares!

Você sabia que dentre os serviços de cloud computing existe a possibilidade de contratar softwares na nuvem e pagar somente  uma mensalidade para utilização? Por esse e tantos outros motivos, a cloud computing pode ser uma solução vantajosa para a sua clínica de saúde ocupacional. Pensando nisso, criamos um post com todas as informações que você precisa saber sobre o tema, os benefícios para a sua empresa e muito mais!

O que é Cloud Computing?

Inicialmente, o termo Cloud Computing, traduzido como computação em nuvem, ganhou força no final dos anos 90 com o conceito de que o armazenamento, a gestão e o compartilhamento de dados, aplicações e serviços poderia ser realizado via web. Mais do que isso, a cloud computing permitiu o uso das mais variadas aplicações por meio da internet em qualquer lugar e independente de plataformas.

Atualmente, a cloud computing está baseada em cinco premissas:

– Auto-serviço a pedido (on demand self-service) – o usuário pode optar pelos recursos de computação que deseja;

– Acesso generalizado à rede (Broad network access) – o usuário pode acessar os recursos disponíveis na rede através de ferramentas e dispositivos comuns, desde um computador até um smartphone;

– Acesso compartilhado (Resource Pooling) – o conteúdo pode ser compartilhado de acordo com a necessidade da empresa, por meio de qualquer dispositivo integrado à rede, com login e senha;

– Elasticidade rápida (Rapid Elasticity) – os recursos são elásticos em sua disponibilidade e cancelamento, de acordo com a necessidade de cada cliente;

– Serviço medido (Measured Service) – os sistemas de cloud computing possuem controle e otimização automática da utilização dos recursos. Isso ocorre por meio de mecanismos de medida, que pode ser monitorada e reportada ao usuário.

Caminho ideal para a Saúde OcupacionalComo funciona?

Primeiramente, a computação em nuvem funciona a partir do momento em que um usuário seleciona algum dado ou arquivo e envia, a partir da internet, para um servidor remoto, que pode estar localizado em qualquer lugar do mundo! Assim, esse dado ou arquivo ficará armazenado e poderá ser acessado por meio de diversos tipos de dispositivos, de acordo com a possibilidade de acesso.

Os serviços de cloud computing podem apresentar restrições de uso, como o espaço disponível para armazenamento ou o formato que poderá ser guardado. Isso ocorre porque as empresas que disponibilizam esses serviços têm custos para manter esses dados. Assim, passam a cobrar taxas quando o usuário ultrapassa uma cota determinada.

Benefícios da Nuvem

As vantagens que o serviço de cloud computing oferece às organizações são inúmeras. Aqui, nós elencamos cinco benefícios que você deve conhecer:

 

1 – Não armazenar dados em computadores e/ou servidores

No ambiente organizacional, a cloud computing trouxe a vantagem de não precisar mais instalar ou armazenar no computador de cada colaborador ou em um servidor diversos aplicativos, arquivos e dados. Desta forma, o conteúdo passa a estar disponível para acesso na nuvem, ou seja, na internet.  Por consequência, também reduz a necessidade de realizar procedimentos de backup e manutenção, diminuindo a preocupação com essas atividades.

 

2 – Trabalho simultâneo

O trabalho também se torna mais dinâmico, pois permite que diversos usuários trabalhem com os mesmos arquivos simultaneamente.

 

3 – Custo x benefício

Os investimentos com equipamentos (hardware) ainda têm melhor aproveitamento e tornam-se mais baratos. Uma vez que a maior parte do processamento fica na nuvem, a necessidade passa a ser uma boa conexão com a internet e um navegador. Além disso, você pode solicitar mais espaço de armazenamento, conforme a demanda da sua empresa, sem precisar trocar o serviço que utiliza.

 

4 – Informações em tempo real

A atualização de qualquer dado é automaticamente disponibilizada para todos os usuários que têm acesso a ele.

 

5 – Tomada de decisões

Por fim, também se pode destacar a agilidade na tomada de decisões, por meio do acesso a informações confiáveis e à possibilidade de compartilhar dados e fazer conferências.

Segurança da Informação

A segurança da informação talvez seja o fator que mais preocupe as empresas ao optar por um serviço de computação na nuvem. Apesar dessa também ser uma das preocupações da sua clínica de saúde ocupacional, é garantido que a segurança das empresas que oferecem o serviço é muito maior do que se uma organização instalar servidores simplificados em seus sistemas.

Além disso, essas empresas estão preparadas para fazer cópias de segurança com qualidade e garantia. Então, se acontecer algum problema em um servidor, os acessos pela rede são redirecionados e mantêm o funcionamento normal.

Software como Serviço (SaaS)

Entre os tipos de serviços de cloud computing oferecidos existe o Software como Serviço, ou Software as a Service (SaaS). Sua principal característica é a execução de softwares. Assim, nesta modalidade de comercialização não é necessário adquirir uma licença do software, o usuário apenas desembolsa um valor periódico como uma assinatura para utilização do serviço pelo tempo que achar pertinente.

Para as clínicas de saúde ocupacional ou prestadores de serviço da área, o formato é vantajoso principalmente pelo baixo custo, que pode ser cobrado pelo tempo de uso e/ou pelo número de funcionários. Além disso, tarefas como instalação, atualização e manutenção ficam a cargo do fornecedor.

Outro detalhe do SaaS é que muitas empresas fornecem esse serviço gratuitamente com versões limitadas ou por um período determinado de tempo. Então, essa opção pode ser uma alternativa na hora de escolher por um software ou outro, uma vez que poderá ser testado antes da contratação!

 

Entre em contato

Preencha os campos abaixo que responderemos o mais breve possível.

Nome
E-mail
Empresa
Telefone
Estado
Cidade
Cargo
Mensagem
 
 

You have Successfully Subscribed!