A gestão de pessoas sempre foi um grande desafio para toda empresa. Antigamente, os colaboradores ainda eram vistos como simples trabalhadores que pertenciam a uma engrenagem dentro da organização e que facilmente poderiam ser substituídos. Atualmente, cada vez mais, as empresas estão preocupadas com a gestão de pessoas e já constataram que os colaboradores são peças fundamentais para o sucesso das corporações.

Nesse contexto, gerir as pessoas passou a ser uma atividade permanente dentro das empresas. O objetivo é, cada vez mais, potencializar o desempenho e engajar essa equipe para o crescimento da corporação. Mas, fazer gestão de pessoas não é apenas deixar os colaboradores satisfeitos e motivados. É preciso criar uma estratégia de gestão.

Porém, muitas empresas prestadoras de serviços de saúde ocupacional ainda não observaram essa mudança no universo corporativo e continuam sem saber como podem valorizar seus profissionais, como criar um plano de carreira, como lidar como as diferenças de cada um e o que observar no momento da contratação.

Por isso, elaboramos este artigo. Vamos conhecer a melhor maneira de gerir sua equipe, potencializando as características de cada colaborador para que sua empresa volte a crescer. Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

 Gerir uma equipe é, acima de tudo, extrair o melhor resultado de cada profissional.  Para isso, o gestor precisa potencializar, motivar e engajar a todos, de acordo com suas características. Assim, a gestão de pessoas se torna um elemento fundamental para criar uma boa relação entre os colaboradores e a empresa.

Nesse sentido, a gestão de pessoas garante que os esforços coletivos estejam alinhados para atingir um resultado comum. E, graças a essa gestão, a maioria das empresas já possui um ambiente laboral mais agradável, humano e com processos menos burocráticos.

Porém, gerir pessoas não é uma tarefa muito fácil. É preciso estar preparado para lidar com personalidades diferentes, necessidades e anseios divergentes. Mas fique tranquilo porque existem algumas dicas que podem ser seguidas para que esse processo se torne mais tranquilo. Confira:

Os pilares da gestão de pessoas

Podemos dizer que a gestão de pessoas está sustentada por cinco pilares: motivação, processos de comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência e treinamento. Entenda cada um!

Motivação

A motivação é fundamental para uma gestão de equipe eficaz. Colaborador motivado produz muito mais, além de ser mais comprometido com suas tarefas. Para motivar o colaborador, o gestor precisa pensar na organização como um todo, onde diversos fatores podem ser motivacionais, como o salário, os benefícios, um plano de carreira, entre outros. Para conseguir motivar sua equipe é possível fazer também abordagens individuais, com feedbacks periódicos; determinar metas, para que o profissional saiba onde pode chegar; adotar a meritocracia, para engajá-lo em busca de seu objetivo, e fazer processos seletivos transparentes, para que sua dedicação seja constante.

Processos de Comunicação

A comunicação é outro pilar que sustenta a gestão de pessoas. Para motivá-las é preciso comunicar-se bem. E isso não inclui apenas os gestores e colaboradores, mas a empresa como um todo. É preciso incentivar o diálogo dentro da corporação, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando como um time. Para isso, é possível realizar reuniões gerais, bate-papos informais, adotar programas internos de comunicação, chats, entre outros.

Trabalho em equipe

Uma empresa possui um objetivo comum para todos. Por isso, não faz sentido que cada setor ou cada equipe trabalhe individualmente seus próprios objetivos. É preciso que as tarefas sejam executadas em equipe, valorizando cada processo. Isto é, cada profissional deve perceber a importância do trabalho do colega, tornando a equipe um elemento fundamental para os resultados. Para isso, o gestor pode incentivar reuniões fora da empresa, momentos de diversão entre os setores, reuniões de acompanhamento, criar grupos de trabalhos, entre outros.

 Conhecimento e Competência

Gerir uma equipe exige que as pessoas possuam conhecimento e competência para executar suas tarefas. Assim, é preciso que haja um planejamento que possibilite o crescimento todos, sem distinção. Para isso, o gestor precisa manter as práticas de gestão por competência, identificando os pontos positivos e as oportunidades de qualificação profissional. Desta forma, é possível praticar a avaliação de desempenho baseada em competências.

Treinamento

Qualificar a equipe é fundamental. Por isso, o treinamento e a busca pelo conhecimento devem ser constantes, tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Dessa forma, todos crescem juntos e se mantém engajados em busca do mesmo objetivo. Para isso, é possível buscar os cursos mais desejados e ofertá-los aos profissionais.

 

Dicas Infalíveis para o sucesso da sua clínicaComo fazer isso na minha empresa?

Normalmente, uma empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional tem uma equipe enxuta, reduzida. Isso quer dizer que se pode deixar de lado a gestão de pessoas? Não! Mesmo com um número menor de colaboradores, essa gestão deve ser implantada. Somente com a gestão de pessoas é possível engajar, motivar e qualificar ainda mais os profissionais.

Afinal, como fazer na minha empresa? É simples! Confira algumas dicas para explorar o perfil profissional de seus colaborares. Saiba como lidar com pessoas diferentes umas das outras, mantê-los engajados, o que observar no momento da contratação, como montar um plano de carreira, entre outros.

Dê autonomia à sua equipe

Liberdade para a produção é uma das principais fontes de engajamento. Sentir-se autor de seus trabalhos é fundamental para motivar qualquer profissional. Assim, cada colaborador irá se identificar com seu trabalho e sentir-se orgulho, produzindo muito mais.

Valorize seu trabalho

A rotina do trabalho na prestação de serviço de saúde ocupacional é árdua! Trata-se de um ciclo vicioso, que nunca tem fim! O colaborador pode sentir-se desmotivado por essa repetitividade de atividades. Elogie o que conseguiu concluir, incentive que seu trabalho está sendo feito de forma correta e que não assuma o fracasso dos não comparecimentos (“vilão” dos prestadores de serviço de saúde ocupacional).

Recrute com base nas competências e perfis

O momento da seleção de um candidato deve ser um processo muito bem analisado. É preciso recrutar com base nas competências e perfis, observando as contribuições que ele poderá trazer à equipe. Avalie perfil, adequado com sua empresa, com características necessárias para a função e seus planos de futuro. Nesse processo, seria interessante consultar os profissionais que já fazem parte da equipe para que se sintam valorizados e pertencentes a uma verdadeira equipe.

Respeito em todos os momentos

Parece óbvio, mas em muitas empresas o respeito entre colegas e gestores não existe. Por isso, ao gerir uma equipe, é essencial que o gestor mantenha o respeito, independentemente de sua posição na hierarquia. Isso inclui respeitar as ideias, o ritmo, a forma de aprendizado e de se expressar de cada um.

Invista no desenvolvimento das pessoas

Como já citamos, o desenvolvimento é um dos alicerces da gestão de pessoas, tanto no aspecto técnico quanto de relacionamento. Além de investir no crescimento profissional dos colaboradores, o próprio líder pode e deve manter-se atualizado. Isso trará ao colaborador a visão de que existe uma forma de crescer profissionalmente dentro da empresa.

Crie um plano de carreira

Possuir um objetivo profissional é fundamental. E todos têm. Ninguém entra em uma empresa para permanecer na mesma função pelo resto dos dias. Por isso, é muito importante que a corporação crie um plano de carreira de acordo com a estrutura da empresa. Sabemos que nas empresas de prestação de serviço de saúde, as oportunidades de crescimento são um pouco limitadas, mas poderá ocorrer as movimentações horizontais, agregando conhecimento.

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