O eSocial demorou, mas chegou. O que já é realidade para diversas empresas que entraram na fase 1, em janeiro de 2018, logo chegará também para as empresas de SST, em JANEIRO DE 2019: eSocial e SST estão chegando!

Será a vez da saúde ocupacional e da segurança do trabalho informarem os dados e emitirem os documentos no formato exigido.

Agora você já sabe quando precisa estar com os seus serviços de SO e ST em dia com o eSocial. Que tal compreender os passos que você deve seguir para ficar em dia no prazo correto?

Acabe com as dúvidas que você tem sobre eSocial e SST de uma vez! Acompanhe o post e inicie as atividades para deixar a sua empresa em dia e, você, ficar tranquilo com o eSocial!

Não há como fugir: Sua empresa precisa ter um software que atenda ao eSocial!

O envio das informações precisa ser em formato xml. Essa exigência faz com que os profissionais de clínicas, assessorias e consultorias em saúde e segurança ocupacional saiam à procura de um software que emita os documentos legais desta forma.

IMPORTANTE: ter um software de saúde e segurança do trabalho por si só não deve ser sinal de tranquilidade. Você precisa se perguntar: ele gera o formato xml? Possui a Tabela 23 para o enquadramento dos riscos do PPRA? E a Tabela 27 para a codificação dos exames? O grau de detalhamento dos EPCs e EPIs  exigido está sendo seguido? Possui os campos necessários para o cadastro dos trabalhadores com todas as informações solicitadas pelo eSocial? E muitas outras questões que poderiam ser listadas aqui.

Simplificando, você precisa confiar no seu fornecedor de software e se certificar com ele se todas as informações que serão exigidas pelo governo estão realmente contempladas no sistema. Em caso negativo, você deve procurar outro fornecedor, assim como o Madu, que é um software para prestadores de serviços de saúde e segurança do trabalho totalmente pronto para o eSocial e SST!

Esse é o primeiro passo que sua empresa deve seguir! Até porque, se você não emitir os documentos legais com as informações completas e no formato xml, seus clientes irão em busca de outros fornecedores no mercado. Eles não podem ficar à mercê de multas por sua empresa não estar adequada.

Vamos conhecer os próximos passos?

Checklist eSocial na SSTeSocial e SST: Quais os demais passos que a minha empresa precisa seguir para ficar em dia?

Você já possui um sistema pronto para o eSocial e SST. E agora?

 

2 – Comunique-se com seus clientes

É necessário que você mapeie a estrutura organizacional dos seus clientes conforme o que eles informam em seus sistemas de RH.

Uma revisão dos dados de todos os funcionários deve ser feita: as datas de admissão conferem? Lotação, setor e cargo também? Este é um trabalho bem minucioso e demorado, mas extremamente importante.

Nesta etapa, você precisa do apoio de seu cliente. A comunicação com ele será essencial para não gerar inconsistência de informações.

Vou citar um exemplo: um trabalhador mudou de função. Isso acarretou no surgimento de novos riscos aos quais ele não estava exposto antes. O ASO precisará ser atualizado, caso contrário a empresa terá uma informação e a clínica, outra. Este exemplo dá margem para autuação por parte do eSocial sobre a sua empresa cliente. Chato né?

 

3 – Ajuste os cadastros dos funcionários e dos profissionais que trabalham na sua empresa

É comum que na pressa do dia a dia o cadastro dos trabalhadores não seja feita de forma completa. O que antes não causava maiores problemas, agora, com o eSocial não poderá ficar incompleto.

Informações como CPF – que precisa ser válido para o sistema não acusar como inconsistente – e o PIS, PASEP ou o NIT – Número de Identificação do Trabalhador – serão obrigatórios.

Os cadastros referentes aos profissionais da prestadora de serviços de SST e ao próprio estabelecimento também precisarão ser informados por completo:

NIS do responsável pela monitoração da saúde – lembrando que alguns profissionais não possuem carteira de trabalho e, consequentemente, não possuem o NIS;

– O CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – e o CNPJ do prestador de serviços.

 

4 – Complemente as informações exigidas pelo eSocial no PPRA e PCMSO

Agora, com os cadastros completos, chegou a hora de realizar o PPRA e o PCMSO. Compreenda as novidades:

 

PPRA

O enquadramento dos riscos deverá ser feito relacionando à Tabela 23 – Fatores de Risco do Meio Ambiente do Trabalho. Desta forma, não será mais possível apenas informar o ruído como um fator de risco, por exemplo. Essa informação terá que ser desdobrada para ruído de impacto ou ruído impulsivo.

O grau de detalhamento das informações sobre EPIs e EPCs também será minucioso. A partir de janeiro de 2019, diversas informações serão obrigatórias. Se é utilizado, se é eficaz e, ainda, se o CA – Certificado de Aprovação – está na validade.

Outra exigência será a descrição dos grupos homogêneos de exposição. É a famosa “quebra dos ambientes”. Vou dar um exemplo para você compreender mais facilmente: Em uma empresa existe o setor Produção. Neste mesmo ambiente há trabalhadores com funções diferentes e expostos à riscos diferentes. Você deve “quebrar” este ambiente em Produção 1, Produção 2, Produção 3… conforme a necessidade. Desta forma, você une os grupos de trabalhadores expostos aos mesmos riscos.

 

PCMSO

Os exames precisarão ser codificados conforme a Tabela 27. Desta forma, ao invés de um exame ter uma descrição, como por exemplo, “exame clínico”, ele será atrelado a um código.

Uma colocação importante: como a vigência destes programas é de 1 ano, os PPRAs e os PCMSOs realizados a partir de fevereiro de 2018 estarão válidos por um período de tempo no ano que vem. Então, as informações faltantes, que são exigidas pelo eSocial, terão que ser informadas como complemento aos programas.

Software Madu SST

Quando iniciar a implantação de um software e os ajustes nos processos para atender ao eSocial em janeiro de 2019?

A melhor resposta para esta pergunta é “ainda hoje” ou “o quanto antes”. Isso porque você está prestes a perder negócios por não estar com sua empresa adequada ao eSocial e SST. Você não quer seus clientes migrando para os seus concorrentes, não é?

Além disso, você conseguiu compreender a dimensão de tarefas que você e sua equipe precisam atualizar ou complementar, além da necessidade de ter um software implantado e funcionando adequadamente. Tenho certeza que você vai preferir colocar tudo em dia aos poucos, a partir de agora, do que ter que contratar mais pessoas em dezembro, por exemplo, para conseguir dar conta da demanda!

Aproveite a chegada do eSocial para ver nele não os problemas, mas sim, as oportunidades que ele oferece para a sua empresa. Você terá que investir em um software e um bom tempo para adequação das informações, mas, se você sair na frente, com certeza vai conquistar novos clientes! As empresas estão buscando prestadores de serviços de saúde e segurança ocupacional que estejam atentos e preparados para o eSocial.

Então, pronto para começar? Conheça o Madu e veja como este software vai ajudar a sua empresa neste processo. Bons negócios!

 

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