Modernização do eSocial: novidades são anunciadas na SST

ago. 05, 2019

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Há poucos meses o Governo informou sobre a intenção de modernização do eSocial.

Não demorou muito para divulgar a primeira fase por meio da Nota Técnica 15/2019 : no dia 02 de agosto de 2019, novidades foram declaradas e mudanças para a segunda fase já foram citadas.

Os maiores impactos à versão 2.5 do leiaute do eSocial ficaram para os Eventos de RH. Você pode conferir aqui a notícia divulgada no Portal eSocial .

Porém, já foram previstos impactos também na SST – Saúde e Segurança do Trabalho para a segunda fase da modernização do eSocial.

Resumimos para você, o que se deve esperar para a SST .

Acompanhe!

Eventos que serão eliminados na Saúde e Segurança do Trabalho

Haverá a redução de 6 Eventos de SST para 4 Eventos. Saiba quais são:

S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho

Para evitar duplicidade de trabalho, as informações de exercício de atividade em ambiente do próprio empregador ou de terceiro não precisam mais constar em tabela.

Provavelmente, poderão ser contempladas no Evento S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de Risco.

Como a Portaria que exigia a informação do exame toxicológico no CAGED será revogada. Assim, o Evento S-2221 deixa de ter sua função e será excluído.

Modernização do eSocial: Outras modificações com impacto esperado na SST

Para a segunda fase da modernização do eSocial estão previstas na SST:

A exceção fica para os Eventos imediatos como admissão, CAT, afastamento com direito a auxílio-doença, e desligamento com direito a saque do FGTS. 

Redução de 25% da tabela de riscos, passando de 1200 para 300 riscos e,

Manutenção apenas das informações necessárias para a substituição da CAT e do PPP .

Software para Clínicas e Consultorias de SST

Os prestadores de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho podem ficar tranquilos com a chegada do eSocial ao contar com o Software Madu .

O Madu possui uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento atenta para manter o software em constante atualização, conforme as alterações do eSocial e legislação.

Além disso, Clínicas e Consultorias passam a ter a gestão completa da SST. Mais do que informatizar o seu negócio, você ganhará agilidade , confiabilidade dos dados e garantia de atendimento às normas .

Com informações da saúde ocupacional, segurança do trabalho, agendamento de exames e faturamento dos serviços prestados, você irá se destacar no mercado de SST !

Conheça o Software Madu com os vídeos de demonstração.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: