Para uma empresa se manter no mundo dos negócios – ainda mais em tempos de crise, é necessário a busca constante por novos clientes. Se esta atividade já é colocada em prática por você e sua clínica de saúde ocupacional, ótimo! Vocês já estão em outro patamares e podemos passar para outra atividade, que nem sempre recebe a atenção devida: o cuidado com os clientes já existentes. É importante ter esse cuidado com a satisfação em saúde ocupacional!

Na Saúde Ocupacional não é diferente: investe-se tempo na busca por novos clientes, na apresentação da clínica de saúde ocupacional, nos serviços que são oferecidos, no encantamento como um todo. Mas, com o passar dos meses, você consegue dizer com segurança que eles estão realmente satisfeitos? Esse acompanhamento é essencial para o sucesso do seu negócio! Cliente satisfeito é sinônimo de sucesso!

O investimento de tempo e dinheiro para a conquista de um novo cliente é mais alto do que para a manutenção de um já existente. Diante disso, ao perder uma conta, é necessário conquistar mais de uma nova conta para compensar esta perda.

Afirmação impactante, não é mesmo? Então acompanhe o post e compreenda os fatores relevantes para manter a alta satisfação dos seus clientes em saúde ocupacional!

1. Qualidade e rapidez no atendimento

Essa dica pode parecer básica em um primeiro momento, porém nem todos seguem à risca. Quantas vezes nos deparamos com um serviço que está funcionando, mas que quando precisamos contatar a empresa por algum motivo pontual percebemos total despreparo e desorganização? As informações são desencontradas, deixam transparecer que a comunicação interna não funciona e o retorno com a solução do nosso problema demora a chegar.

Além de prestar um atendimento cortês, para ser ágil na resolução de problemas, a equipe interna precisa estar alinhada quanto às suas atividades e processos. A organização dará agilidade para o atendimento, além de assertividade no repasse de informações, do agendamento de exames e na emissão de documentos.

Um software de gestão para saúde ocupacional, pode ser um aliado do atendente, pois ao consultar um sistema que centralize as informações do cliente, com dados da empresa e funcionários, necessidades de agendamento de exames, status da emissão de documentos e até mesmo a situação financeira, certamente irá proporcionar um atendimento mais rápido e assertivo.

Se você tiver mais interesse em algumas dicas para melhorar o atendimento da sua clínica de saúde ocupacional, você pode gostar desta leitura: 5 dicas para alavancar a eficiência no atendimento da sua clínica de saúde ocupacional.

Dicas Infalíveis para o sucesso da sua clínica2. Geração de informações corretas

Quando um cliente contrata um prestador de serviços de saúde ocupacional ele confia que o prestador irá gerar 100% das informações corretamente. O agendamento de exames irá acontecer exatamente no período necessário, a documentação será arquivada pelo período exigido por lei, a emissão de documentos será feita de forma completa e as informações estarão adequadas às exigências do eSocial.

Agora vem a pergunta: Você confia no sistema que você utiliza para atender os seus clientes? E ele atende aos requisitos mínimos listados acima que é exatamente o que os seus clientes esperam de você?

Gerar informações corretas é o mínimo que você pode oferecer aos seus clientes. Se isso não acontece, não há como manter o nível de satisfação em saúde ocupacional e você ainda tem alta probabilidade de perder clientes.

3. Gestão eficaz dos exames ocupacionais

Dentre os exames ocupacionais, os periódicos podem ser agendados com antecedência, em função de que são identificados no PCMSO. Eles possuem um prazo para serem realizados e seus clientes esperam que a gestão em torno destes exames seja realizada por você, prestador de serviços de saúde ocupacional.

Desorganização no envio da convocação dos exames, atrasos na realização dos exames, demora na comunicação dos exames alterados e na entrega da documentação final aos clientes, com certeza serão fatores que implicarão negativamente na satisfação dos seus clientes.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para você garantir a satisfação em saúde ocupacional. Com um sistema de saúde ocupacional você pode emitir relatórios dos exames: quantos encontram-se no período de serem realizados, quais agendamentos estão pendentes por parte das empresas, e até mesmo filtros por tipos de exames, por exemplo. Estes relatórios contribuem muito para a organização e a certeza de que os exames ocupacionais acontecerão dentro do prazo necessário.

Sistemas tecnológicos também permitem que a convocação de exames, o agendamento deles e o envio dos resultados finais sejam realizados de forma automática por meio de agendas inteligentes e envios em lotes para seus clientes, agilizando o processo de agendamento de exames desde a convocação até a entrega da documentação final.

4. Cumprimento com a legislação e o eSocial

As informações que você ou sua clínica de saúde ocupacional geram, seguem a legislação de saúde ocupacional e segurança do trabalho. Se elas não estiverem seguindo de forma adequada, você coloca seus clientes em risco de receberem multas, o que seria muito deselegante não é mesmo?

Outro assunto bem importante de ser mencionado é o eSocial. Este projeto do governo federal será obrigatório a partir de janeiro de 2018, (eventos relacionados à saúde ocupacional e segurança do trabalho, a partir de janeiro de 2019) e seus clientes esperam que você, prestador de serviços de saúde ocupacional, esteja totalmente por dentro do assunto e gerando as informações necessárias relativas à saúde ocupacional e segurança do trabalho.

Não cumprir com a legislação e com as exigências do eSocial são fatores que além de causar insatisfação, serão motivos certeiros para que seus clientes pensem em trocar de fornecedor. Tem dúvidas se a sua clínica de saúde ocupacional possui práticas e segue as obrigações conforme a legislação? Leia este eBook e acabe com as suas dúvidas!

Entendeu como garantir a satisfação em saúde ocupacional?

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