Atesta CFM: Justiça suspende exigência para atestados médicos

Marivane Mosele • 4 de novembro de 2024

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho

Blog

A Justiça Federal suspendeu a exigência do sistema Atesta CFM para emissão e validação de atestados médicos no Brasil. A decisão aconteceu no dia 04 de novembro de 2024, um dia antes da data prevista para seu lançamento oficial.


Criada pelo Conselho Federal de Medicina, a plataforma iria se tornar obrigatória para emissão e gerenciamento de atestados médicos, físicos ou digitais, inclusive de saúde ocupacional.


A decisão atendeu o pedido do Movimento Inovação Digital, que alega que o CFM não apresentou dados suficientes de fraudes em atestados médicos. O Movimento também enfatiza que o Conselho ignorou a lei, passando por cima do Ministério da Saúde e da Anvisa, órgãos responsáveis por criar normas de validação dos documentos eletrônicos assinados por profissionais de saúde


A Justiça acatou o pedido ao entender que o uso obrigatório da plataforma  invadiu a competência legislativa da União, do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.


Segundo o juiz federal substituto, Bruno Anderson Santos, isso pode representar concentração indevida de mercado, o que fragiliza os dados sanitários e pessoais dos pacientes, bem como elimina atestados e receituários médicos físicos. 


O Software Madu está acompanhando a novidade e aguarda o posicionamento do CFM, para trazer a informação completa aos profissionais de SST.



Conheça as autoras:

Marivane Mosele

 

Técnica em Segurança do Trabalho, formada em Engenharia Ambiental,  especialista em Segurança do Trabalho e eSocial, e futura Engenheira de Segurança do Trabalho.
Atualmente é Consultora do Software Madu e já treinou mais de 100 Clínicas de Medicina Ocupacional em todo o Brasil.

Juliane Stecker Forner

 

Jornalista e Relações Públicas, especialista em Estratégias de Marketing. Atualmente, é Analista de Marketing do Software Madu e responsável pela redação e produção de conteúdos na área de Saúde e Segurança do Trabalho.


multas esocial portaria
Por Marivane Mosele 10 de julho de 2025
A Portaria MTE nº 1.131/2025 impacta nas multas do eSocial SST: valores atualizados, valor por trabalhador fixado e regra de descontos alteradas. Confira!
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica de SST, demonstrando retenção de clientes
Por Marivane Mosele 26 de junho de 2025
Descubra como melhorar a retenção de clientes em SST e tornar sua consultoria mais lucrativa com estratégias de fidelização, diferenciação e excelência no atendimento.
Por Marivane Mosele 17 de junho de 2025
Os riscos psicossociais vêm ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre saúde e segurança do trabalho. A atualização da NR-1 e a crescente preocupação com a saúde mental dos trabalhadores trouxeram à tona a necessidade de identificar e gerenciar esses riscos com mais rigor e profundidade.
Mais Posts