Na medicina, segundo o dicionário, anamnese tem como definição “Conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença”. Ou seja, é um documento que o profissional da medicina preenche com os dados do ‘paciente’. Ela pode ser específica para diversas especializações, como veremos mais abaixo.

Nesse sentido, sua personalização se torna fundamental, visto que as informações recolhidas variam de acordo com a especialização. Mas, ainda que o avanço da tecnologia tenha melhorado muitas questões médicas, a anamnese parece ter ficado esquecida por muitas empresas de softwares que ‘engessam’ o modelo e dificultam o trabalho do dia a dia dos profissionais.

Referindo-se exclusivamente às empresas prestadoras de saúde ocupacional, esse único padrão gera demora e perda de tempo aos profissionais que precisam realizar diversos atendimentos diariamente e em mais que uma clínica de saúde ocupacional.

Observando essa dificuldade, outras empresas de softwares saíram na frente e já lançaram no mercado opções que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre as novidades que cercam a anamnese? Confira neste post que elaboramos para você, profissional de saúde ocupacional!

Anamnese

Como já citamos na introdução, a anamnese é o histórico de todos os sintomas citados pelo paciente sobre determinado caso clínico, podendo variar de acordo com a área patológica.

Mas não podemos confundir anamnese com o exame físico realizado pelo médico, em que o profissional analisa os aspectos fisiológicos do paciente. A anamnese é um tipo de entrevista feita pelo médico ao paciente, onde o mesmo é submetido a diversas perguntas que auxiliarão o médico a descrever no documento o diagnóstico.

Ela é conhecida também por outros nomes como anamnese corporal, anamnese corporal completa, ficha de anamnese, entre outros. Todos são termos médicos e podem variar.

Aliada a outros exames, como físicos, por exemplo, ela é parte essencial dos exames clínicos, por isso, é um documento constantemente utilizado em empresas de saúde e em clínicas de saúde ocupacional. Esses exames ajudam a identificar doenças, bem como traçar os motivos de suas causas e o tratamento para tal.

Além disso, a anamnese a fim de auxiliar no diagnóstico do paciente, pode e deve ser aplicada em diversas áreas e não somente na medicina, como a áreas ligadas à saúde física e mental: odontologia, psiquiatria, farmacêutica, nutricional, entre outras.

Para preenchê-la, o profissional deve seguir as normas previstas na resolução 2056/2013, do Conselho Federal de Medicina. Nela, deverá conter as seguintes informações obrigatórias, e demais especificações de cada área: identificação do paciente, queixa inicial, história da doença atual, história familiar de doenças, exame físico, mental e complementares, além do diagnóstico.

Caminho ideal para SO e STComo a anamnese melhora a gestão médica?

Quando pensamos em empresas de saúde e clínicas de saúde ocupacional, a anamnese se torna uma ferramenta fundamental e até contribui para a rentabilidade da corporação. Isto é, se o seu preenchimento é ágil e prático, o profissional conseguirá atender mais pessoas ao longo da sua jornada de trabalho.

Assim, para a empresa, é interessante que o documento seja personalizado, que contenha informações precisas e objetivas para sua área e que ao final do seu preenchimento, gere relatórios por períodos. Isso tudo proporcionará ganhos na gestão médica.

Saiba por onde começar!

Que tal utilizar a tecnologia a favor da empresa? Esse, certamente, é o primeiro passo. Quando falamos em tecnologia para saúde ocupacional, nos referimos ao software, nosso fiel aliado em gestão.

Empresas especializadas já criaram a opção de personalização da anamnese. Nela, o profissional pode customizá-la conforme a sua demanda, pois o documento não é estático, assim, sua estrutura pode ser alterada quantas vezes forem necessárias. Ela pode ser focada em diversos tipos de exames, como clínicos e audiométricos, por exemplo.

Além disso, o software oferece uma base de perguntas para que o profissional possa construir a anamnese necessária, otimizando o processo. Assim, ela poderá conter apenas as perguntas indispensáveis. E mais! O software permite que as perguntas já venham já pré-prontas, com respostas de maior frequência, agilizando o preenchimento. Exemplos: O paciente é fumante? Não. O paciente é hipertenso? Não. E mudar apenas quando for necessário. Esse filtro concede maior agilidade no preenchimento do documento, possibilitando respostas pré-prontas.

Outra facilidade que o software fornece é associar a anamnese às necessidades de cada tipo de exame, como por cargo, função, trabalho em altura, espaço confinado, pessoa com deficiência (PCD), entre outros. Pois, como sabemos, para cada um deles é preciso informações específicas para cumprir com a legislação.

E, talvez, uma das maiores novidades que o software de saúde ocupacional forneça ao profissional para melhorar a gestão médica seja a geração de relatórios com a periodicidade necessária, isto é, uma anamnese digital que emite os relatórios anuais, mensais, semanais. É mais uma ferramenta de controle para a gestão e também para cumprir com a legislação.

Considerações

Diversos são os benefícios quando a tecnologia é pensada para solucionar as dificuldades do dia a dia do profissional. Para o profissional da empresa de saúde e de clínicas de saúde ocupacional, um bom software pode ser um divisor de água e uma mola propulsora para o seu destaque no mercado de trabalho.

Então, o que podemos notar é que não há mais tempo para amadorismo. É preciso manter-se atualizado com as novidades do mercado, qualificar as atividades dos profissionais da corporação e como consequência melhorar a gestão médica e crescer.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode auxiliar sua empresa quanto à personalização da anamnese, faça esse teste e descubra se seus processos de gestão estão funcionando.

Entre em contato

Preencha os campos abaixo que responderemos o mais breve possível.

Nome
E-mail
Empresa
Telefone
Estado
Cidade
Cargo
Mensagem
 
 

You have Successfully Subscribed!