Novo Cronograma eSocial SST e alterações são anunciadas

jun. 27, 2019

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Muito aguardada, a notícia com o novo cronograma eSocial e alterações previstas para a simplificação do Projeto foi anunciada.

Em 26 de junho de 2019, no site do Governo , foram divulgadas as primeiras decisões tomadas pelos representantes dos entes envolvidos no Projeto. A reunião aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília.

O encontro já era esperado em função da Portaria nº 300 , divulgada em 13 de junho, pelo Diário Oficial da União. Por meio dela, foi comunicada a intenção de simplificação do eSocial quanto à prestação de informações e à linguagem, para maior acessibilidade e eliminação de redundâncias.

Em complemento, foi anunciado no Diário Oficial da União, em 05 de julho de 2019, a Portaria nº 716 , com o novo cronograma eSocial. Neste artigo, vamos focar nos prazos mencionados para os Eventos de SST

Conheça o novo cronograma do eSocial e acompanhe as alterações anunciadas!

Novo Cronograma eSocial na SST

Os Eventos de SST – Saúde e Segurança no Trabalho foram prorrogados em 6 meses.

Com isso, a prestação das informações dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) deverá ocorrer a partir de:

Alterações previstas para a simplificação do eSocial

A fim de atender a Portaria nº 300, entre os assuntos discutidos no encontro estavam a revisão de leiaute, a otimização dos eventos, a substituição das obrigações e a melhoria dos módulos web.

O objetivo é eliminar informações redundantes, melhorar a usabilidade e facilitar o processo, visando a simplificação do eSocial.

Saiba quais foram as primeiras decisões tomadas, que envolvem o eSocial como um todo, não só a SST:

– Redução de, pelo menos, 10 Eventos do total dos 38 obrigatórios.

– Exclusão de muitos campos exigidos, que hoje contabilizam quase dois mil campos.

– Eliminação de diversos campos do Evento de Admissão e, que por serem facultativos, geravam dúvidas, como: CNH, CTPS, RIC (Registro de Identidade Civil), RG, NIS e RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

– Exclusão das informações de Cadastro Empresarial e de Estabelecimentos, como: dados de razão social, cotas de aprendizagem e PCD, indicativo de empresa de trabalho temporário, modalidade do registro de ponto, entre outros. 

Em função da eliminação de diversos campos, como você pode ver acima, serão retiradas muitas regras de validação . Isso será necessário para facilitar a prestação das informações.

O que esperar e como se organizar com o novo Cronograma eSocial

Em breve, demos ter outro anúncio oficial com a descrição de todas estas alterações previstas, juntamente com nova NDE – Nota de Documentação Evolutiva e MOS – Manual de Orientação do eSocial. Vamos aguardar!

Enquanto isso, com o novo Cronograma eSocial anunciado, sua Clínica de Medicina Ocupacional e/ou Consultoria de Saúde e Segurança do Trabalho podem se preparar com mais calma para o cumprimento das obrigações. Veja as palavras do Coordenador do Projeto, José Maia, e saiba o que esperar do eSocial 2020.

Aproveite este tempo para alinhar informações com seus clientes, realizar testes e chegar tranquilo no prazo de envio, com a certeza de que você está preparado para a entrega das obrigatoriedades.

Saiba que o Software Madu está pronto para atender ao eSocial e possui uma equipe técnica de prontidão para inserir as modificações anunciadas pelo Governo em seu sistema.

Atenda ao eSocial e leve sua Clínica ou Consultoria a um outro nível, ao informatizar os processos e oferecer um serviço de gestão completa da Saúde e Segurança Ocupacional aos seus clientes!

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
homem e caminhões, necessidade do exame toxicológico para motoristas profissionais para o eSocial
Por Marivane Mosele 29 abr., 2024
O exame toxicológico voltou a ser obrigatório para o eSocial, com o retorno do evento S-2221, conforme Portaria do MTE nº 612, publicada no dia 26/04/2024, e a NT de 30/04/2024. Confira periodicidade de realização do exame, custos, responsabilidades e demais definições. Acesse!
médico do trabalho acessando seu notebook para se atualizar com a notícia da IN 2185 aso
Por Marivane Mosele 12 abr., 2024
O evento S-2220 não consta mais como obrigação acessória para composição do PPP. Com a alteração realizada pela IN 2185/2024 ficou claro que para fins previdenciários o não envio do evento S-2220 não acarretará em multas. Porém, isso não significa que não é mais necessário enviar o Evento S-2220 ao eSocial. Ele continua constando no Manual de Orientação do eSocial (MOS), no leiaute oficial e na NR-7. Então, para fins trabalhistas a possibilidade de multas permanece.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
Mais Posts
Share by: