Normas regulamentadoras: divulgada revisão e cronograma pelo Governo

ago. 02, 2019

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

O anúncio do Governo, realizado no dia 30 de julho, trouxe consigo novidades sobre as normas regulamentadoras . A NR 1 e a NR 12 passarão por revisão enquanto que, a NR 2 foi revogada.

Até novembro , o Governo pretende concluir a revisão das 36 normas regulamentadoras que se referem à saúde e segurança do trabalhador.

Com esta ação, pretende-se diminuir a burocracia e favorecer a geração de emprego e renda, focando principalmente as micro e pequenas empresas .

Entenda o que muda com o primeiro anúncio e veja o cronograma divulgado. Acompanhe!

Revisão das Normas Regulamentadoras: NR 1 e NR 12

Confira o que está para ser revisado pelo Governo referente às duas NRs citadas.

NR 1 – Disposições gerais

A NR 1 refere-se às disposições gerais, abordando assuntos diversos, entre eles, a questão dos treinamentos dos trabalhadores. Inclusive, segundo o Governo, a revisão vai enfatizar este assunto.

Sobre esse tema está previsto o aproveitamento de treinamentos realizados pelo trabalhador, quando este for contratado em uma nova empresa, mediante permanência no mesmo setor econômico.

Outro ponto que terá a atenção do Governo é quanto aos programas de prevenção de riscos ambientais, de controle médico e de saúde ocupacional. Micro e pequenas empresas não terão mais a obrigatoriedade de elaboração dos programas, desde que não atuem com riscos químicos, físicos e biológicos.

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

A NR 12 aborda a segurança ao fazer uso de máquinas e equipamentos de trabalho.  Por não estar alinhada às normas internacionais , o processo se tornava mais engessado e custoso para adequações.

Segundo o Governo, a norma passa a estabelecer a necessidade de a máquina estar protegida com os recursos que ela dispõe. Com isso, é esperada maior flexibilização de aplicação de opções técnicas.

Revogação da Norma Regulamentadora NR 2 – Inspeção Prévia

Esta Norma exigia que, para novos estabelecimentos iniciarem as atividades , era preciso aprovação da fiscalização trabalhista.

Com a revogação da NR 2, o Governo espera beneficiar, principalmente, os pequenos empresários.

Cronograma de revisão das Normas Regulamentadoras

As NRs 1, 2 e 12 foram as primeiras a terem alterações, mas todas passarão por análise do Governo.

Veja o cronograma divulgado:

Impactos no eSocial

As Normas Regulamentadoras têm relação direta com o eSocial. Então, é muito provável que o final da revisão impacte em ajustes de leiaute do eSocial. Porém, o prazo para a entrada do eSocial na saúde e segurança do trabalho se mantém, para janeiro de 2020.

Quer saber o que esperar do eSocial 2020 ? Assista a Palestra Online com José Maia, o Coordenador do Projeto.

Sua Clínica ou Consultoria de SST ainda não possui um software para atender ao eSocial e organizar a gestão do seu negócio? Conheça o Madu!

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
homem e caminhões, necessidade do exame toxicológico para motoristas profissionais para o eSocial
Por Marivane Mosele 29 abr., 2024
O exame toxicológico voltou a ser obrigatório para o eSocial, com o retorno do evento S-2221, conforme Portaria do MTE nº 612, publicada no dia 26/04/2024, e a NT de 30/04/2024. Confira periodicidade de realização do exame, custos, responsabilidades e demais definições. Acesse!
médico do trabalho acessando seu notebook para se atualizar com a notícia da IN 2185 aso
Por Marivane Mosele 12 abr., 2024
O evento S-2220 não consta mais como obrigação acessória para composição do PPP. Com a alteração realizada pela IN 2185/2024 ficou claro que para fins previdenciários o não envio do evento S-2220 não acarretará em multas. Porém, isso não significa que não é mais necessário enviar o Evento S-2220 ao eSocial. Ele continua constando no Manual de Orientação do eSocial (MOS), no leiaute oficial e na NR-7. Então, para fins trabalhistas a possibilidade de multas permanece.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
Mais Posts
Share by: