Normas regulamentadoras: divulgada revisão e cronograma pelo Governo

ago. 02, 2019

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

O anúncio do Governo, realizado no dia 30 de julho, trouxe consigo novidades sobre as normas regulamentadoras . A NR 1 e a NR 12 passarão por revisão enquanto que, a NR 2 foi revogada.

Até novembro , o Governo pretende concluir a revisão das 36 normas regulamentadoras que se referem à saúde e segurança do trabalhador.

Com esta ação, pretende-se diminuir a burocracia e favorecer a geração de emprego e renda, focando principalmente as micro e pequenas empresas .

Entenda o que muda com o primeiro anúncio e veja o cronograma divulgado. Acompanhe!

Revisão das Normas Regulamentadoras: NR 1 e NR 12

Confira o que está para ser revisado pelo Governo referente às duas NRs citadas.

NR 1 – Disposições gerais

A NR 1 refere-se às disposições gerais, abordando assuntos diversos, entre eles, a questão dos treinamentos dos trabalhadores. Inclusive, segundo o Governo, a revisão vai enfatizar este assunto.

Sobre esse tema está previsto o aproveitamento de treinamentos realizados pelo trabalhador, quando este for contratado em uma nova empresa, mediante permanência no mesmo setor econômico.

Outro ponto que terá a atenção do Governo é quanto aos programas de prevenção de riscos ambientais, de controle médico e de saúde ocupacional. Micro e pequenas empresas não terão mais a obrigatoriedade de elaboração dos programas, desde que não atuem com riscos químicos, físicos e biológicos.

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

A NR 12 aborda a segurança ao fazer uso de máquinas e equipamentos de trabalho.  Por não estar alinhada às normas internacionais , o processo se tornava mais engessado e custoso para adequações.

Segundo o Governo, a norma passa a estabelecer a necessidade de a máquina estar protegida com os recursos que ela dispõe. Com isso, é esperada maior flexibilização de aplicação de opções técnicas.

Revogação da Norma Regulamentadora NR 2 – Inspeção Prévia

Esta Norma exigia que, para novos estabelecimentos iniciarem as atividades , era preciso aprovação da fiscalização trabalhista.

Com a revogação da NR 2, o Governo espera beneficiar, principalmente, os pequenos empresários.

Cronograma de revisão das Normas Regulamentadoras

As NRs 1, 2 e 12 foram as primeiras a terem alterações, mas todas passarão por análise do Governo.

Veja o cronograma divulgado:

Impactos no eSocial

As Normas Regulamentadoras têm relação direta com o eSocial. Então, é muito provável que o final da revisão impacte em ajustes de leiaute do eSocial. Porém, o prazo para a entrada do eSocial na saúde e segurança do trabalho se mantém, para janeiro de 2020.

Quer saber o que esperar do eSocial 2020 ? Assista a Palestra Online com José Maia, o Coordenador do Projeto.

Sua Clínica ou Consultoria de SST ainda não possui um software para atender ao eSocial e organizar a gestão do seu negócio? Conheça o Madu!

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: