Saúde Ocupacional: emissão de exames periódicos em lotes

jun. 14, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

As atividades de uma empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional são inúmeras. Gerenciar cada uma delas requer muita organização e empenho por parte dos colaboradores. Dentre tantas atividades, o controle dos exames  e a emissão de exames periódicos seja, talvez, uma das mais complexas, pois envolve diversas variáveis.

Assim como as atividades, os exames realizados pela empresa também podem ser numerosos. Eles variam desde exames admissionais, de retorno ao trabalho, de mudança de função, demissionais e periódicos , que devem ser realizados em um período estabelecido.

Contudo, manter o controle das datas para cada uma das vidas ou clientes da empresa, é muito difícil. Além disso, quando é preciso emiti-los à empresa contratante, há um imenso trabalho que deve ser executado, exigindo horas da sua ocupação e, na maioria as vezes, retrabalho.

Pensando no desgaste do colaborador para realizar esse controle, empresas especialistas em software de saúde ocupacional já criaram uma ferramenta que permite, entre tantas outras funcionalidades, qualificar esse processo de controle , proporcionando maior organização, eficiência e retornos financeiros à corporação.

Quer saber mais sobre ele? Então acompanhe nosso artigo!  

Mas, quais os benefícios para a emissão de exames periódicos?

Os exames periódicos são, em grande parte das empresas prestadoras de saúde ocupacional, os mais comuns a serem realizados, isso porque são realizados várias vezes pela mesma pessoa durante sua vida laboral.

Para a empresa ou clínica, esses exames são documentos que comprovam a qualidade da saúde do funcionário, seu histórico de saúde e informações que um dia possam a servir como provas para a empresa contratante. Ou seja, os exames são muito importantes e precisam ser devidamente guardados.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) guia e gerencia esses exames. É a partir dele que a empresa de SO saberá se um exame cardíaco deve ser realizado de 6 em 6 meses ou anual, por exemplo.

Para controlar essa questão dos periódicos, o software possui uma agenda inteligente que de forma automática é capaz de organizar as datas dos exames. Mas, além disso, o software pode emitir os periódicos em lotes, envia as datas para exames ao RH da empresa por e-mail, possibilita filtros, personalização do atendimento, consulta fácil, e muito mais. Confira cada um desses benefícios:

1. Periódicos em lotes

Sempre que o profissional da empresa ou clínica de saúde ocupacional precisa programar os exames períodos sem um sistema, existe probabilidade de erros. Isso porque são muitas vidas, muitos exames, muitas datas, enfim, muitos detalhes. Estar atento a todos eles ao mesmo tempo exige muita concentração, conhecimento e paciência.

Com um software criado para controlar todas essas particularidades, nada se perde pelo meio do caminho. Cada etapa é realizada com maior assertividade . Assim, todos os exames periódicos podem ser gerados em um único lote, em uma única consulta. Tudo automatizado, prático e confiável.

2. Filtros

Se o profissional desejar filtrar os dados também é possível. Ele pode selecioná-los por períodos pré-estabelecidos, por nome , cargo , função ou por empresa . Ou seja, todas as informações dos exames periódicos a serem realizados podem ser gerados automaticamente a partir de um filtro.

A praticidade dos filtros evita perda de tempo, visto que é selecionado apenas o que é pertinente ao profissional no momento. Assim, quando for necessário pesquisar somente para uma determinada empresa, por exemplo, a emissão dos dados é concisa. Da mesma forma quando a pesquisa for por cargo, período ou função em especial, que exija exames específicos.

3. Envio por e-mail

E tem mais! Após esse filtro, as informações ficam visíveis em uma espécie de planilha, onde o colaborador pode personalizar o atendimento.  Um e-mail direto é enviado para o RH da empresa, com os funcionários que deverão realizar os exames periódicos.

Imagine a comodidade gerada para a empresa ao receber essas informações! Ela também se sentirá mais segura, confiante de que está cumprindo com a legislação.

Além disso, esse envio é um diferencial que sua clínica de saúde ocupacional poderá oferecer, e melhor, sem gastar o tempo do colaborador da clínica.

4. Consulta fácil

Toda essa organização permite que a empresa ou clínica de saúde ocupacional tenham o acesso facilitado na consulta ao sistema . Isto é, o acompanhamento da realização dos exames é facilitado, proporcionando também o cumprimento da legislação , a qual a clínica é responsável.

5. Agendamento

Se não bastasse essas facilidades, o software permite que, após a emissão dos exames periódicos em lotes e envio à empresa, sejam realizados os agendamentos.

Ou seja, o colaborador pode sincronizar o atendimento de acordo com a necessidade da empresa contratante. Assim, os funcionários não perdem tempo em filas. Isso otimiza o processo e qualifica o atendimento como um todo.

Considerações

O cotidiano de empresas de saúde ocupacional é movimentado. Como vimos, a base para o bom andamento de todas as atividades é a organização. Estar organizado é saber que não se pode parar no tempo e que a tecnologia está à favor do profissional. Por isso, dimensionar a importância da organização e da tecnologia é fundamental para toda empresa que busca o crescimento.

Nesse sentido, o software de saúde ocupacional supre demandas até então solucionadas com desgastes, horas de trabalho, colaboradores sobrecarregados, erros e retrabalho.

Por isso, é possível concluir que não há outra saída para as empresas do segmento, a não ser conhecer os benefícios de se ter um software pensado para elas, com soluções práticas que trarão maior lucratividade. Pense nisso e destaque-se no mercado de trabalho.

Sempre bom manter-se informado sobre as novidades tecnológicas que facilitam o nosso dia a dia, não é mesmo? Confira outro conteúdo sobre o assunto. Clique aqui!

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: