eSocial SST: Transmissão, Inconsistências e Como Ajustar
Você já deve ter feito muitas transmissões de eventos ao eSocial na área de Saúde e Segurança do Trabalho, não é mesmo?
Fazer o envio já não é mais a dificuldade dos profissionais, até porque, o eSocial já está em vigor há alguns anos.
Então, é muito provável que entre os envios, você já tenha se deparado com situações que geraram rejeição nos eventos.
Reunimos neste Guia as inconsistências mais comuns retornadas pelo eSocial e o que você precisa fazer para enviar os eventos corretamente. Acompanhe!
Erros e forma de ajustar
Aqui listamos os erros que mais são cometidos e compartilhamos formas de ajustar. Quem sabe assim o Software Madu, possa tornar o dia 15 de cada mês (prazo limite para os envios dos eventos) um pouco mais tranquilo!
411 - Assinante inválido
Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.
Como ajustar o Erro 411
Confira se a empresa cliente realizou a procuração eletrônica no Portal do e-Cac. Também, verifique se o CNPJ da procuração eletrônica é o mesmo do certificado digital usado na transmissão dos eventos ao eSocial.
Erros 180, 181, 303, 304 – Relacionados ao Vínculo Trabalhista
180 - O vínculo Trabalhista não foi localizado.
* Ação Sugerida: Utilize o evento de admissão para cadastramento do vínculo trabalhista.
181 - O vínculo trabalhista já se encontra encerrado na data do evento.
304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF ___ e Matrícula ___ ou este encontra-se encerrado na data do evento.
303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF ____, Matrícula ___ e Categoria ___.
*Ação Sugerida: Utilize o evento S-2300 para cadastramento do contrato de trabalho conforme Tabela 1 (Categorias de Trabalhadores).
Como ajustar os Erros 180, 181, 303, 304
1 - Confira CPF, Matrícula e Data de Admissão do funcionário.
2 - Verifique se o RH ou Escritório de Contabilidade realizou o envio do evento de admissão.
3 - Certifique-se de que o funcionário não tenha sido rescindido pela empresa.
Erro 272 - Referente à inscrição
A inscrição informada deve corresponder a um estabelecimento/ CNO/CAEPF do empregador, devidamente cadastrado e com período de vigência válido por todo o contrato informado.
No caso de empregador doméstico, o S-1000 deve ter vigência por todo o período do contrato.
Como ajustar o Erro 272
Confira as empresas que são Pessoa Física (PF), pois o CAEPF deve ser informado. E, no caso de obras, é o CNO que deve ser informado.
Verifique também o início da validade de ambos, pois esta informação precisa estar OK.
Erro 1748 – Data Inválida
Ação Sugerida: Quando o tipo de exame ocupacional for diferente de Exame Médico Admissional, a data deverá ser maior ou igual à data de admissão/exercício ou de início.
Como ajustar o Erro 1748
Verifique com o RH ou Escritório de Contabilidade a data de admissão correta do funcionário e ajuste a data do ASO. Isso porque, o ASO quando é diferente de admissional, não pode ter data anterior a admissão do funcionário.
Erro 1327 – Exame Médico
O tipo do exame médico ocupacional não pode ser [0] – Exame médico admissional.
*Ação sugerida: Se informado [0] - Exame médico admissional, não poderá existir outro evento S-2220 para o mesmo contrato com a data de admissão do ASO anterior.
Como ajustar o Erro 1327
Já existe um ASO enviado e aceito no Portal do eSocial.
Verifique se o envio foi feito pelo RH ou pelo Escritório de Contabilidade.
Erro 106 – Evento em duplicidade
Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do Trabalhador, Matrícula, Tipo do Exame Médico Ocupacional, Data de Emissão do ASO.
Como ajustar o Erro 106
Já existe um evento enviado e aceito no Portal do eSocial.
Verifique se o envio foi feito pelo RH ou Escritório de Contabilidade.
Erro 632 – Mesma chave de identificação
Já existe no evento um grupo com a mesma chave de identificação.
Como ajustar o Erro 632
Confira se há informações duplicadas/ repetidas no evento e faça o ajuste.
Ex: CA repetidos, riscos repetidos, exames ou riscos com os códigos das tabelas repetidos.
Acesso ao Portal do eSocial
Você sabia que, se a sua Clínica possui a procuração eletrônica liberada para envio dos eventos de SST ao eSocial, você também tem acesso ao Portal do eSocial?
Essa informação é muito importante, pois assim você consegue fazer as verificações de informações dentro do Portal do eSocial do seu cliente, sem precisar ficar pedindo acesso ou dados!
Confira o Manual com os passos para acesso ao Portal do eSocial.
Não conseguiu fazer o envio? Os eventos seguem rejeitados mesmo após as conferências e ajustes?
O eSocial possui um canal direto, onde você pode abrir um chamado:
- Para situações referentes ao Evento S-2210.
- Para situações referentes ao Evento S-2220.
- Para situações referentes ao Evento S-2240.
Em busca de um Sistema seguro e prático para envio dos Eventos do eSocial para a Medicina e Segurança do Trabalho? Conheça o Software Madu!
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