Nova NR-38 entra em vigor em 2024

Quintina da Rosa • dez. 23, 2023

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

NR-38 - Segurança e Saúde no Trabalho em Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos teve sua Portaria MTP nº 4.101 publicada em 20 de dezembro de 2022, e entra em vigor dia 02 de janeiro de 2024.


Classificada como NR Especial, a NR-38 veio para estabelecer requisitos e medidas de prevenção referente a atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.


Ainda não sabia desta novidade? A gente explica tudo sobre a NR-38 para você neste post! O Software Madu - Gestão de Clínicas e Consultorias de SST está sempre por dentro das notícias para trazer informação relevante!



Campo de Aplicação da NR-38


A aplicação da NR-38 abrange:


  • Coleta, transporte e transbordo de resíduos sólidos urbanos e de serviços de saúde;
  • Varrição, capina, poda de árvores, manutenção de áreas verdes e meio-fio;
  • Conservação de mobiliário urbano, monumentos, túneis, pontes e viadutos;
  • Limpeza de bueiros e de praias.



Análise Ergonômica


A NR 38 traz, no subitem 38.3.1.1, informações cujo registro são essenciais para a elaboração da Avaliação Ergonômica Preliminar - AEP e da Análise Ergonômica do Trabalho - AET, quando necessário:


  • Rota e extensão da área de trabalho;
  • Distância percorrida e características da área de trabalho;
  • Rota dos veículos de coleta;
  • Tempo estimado das rotas, sem intercorrências;
  • Composição mínima das equipes de trabalho por rota e atividade; e
  • Relação de veículos, máquinas e equipamentos.


CIPA


As informações listadas acima devem permanecer à disposição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.



Pontos de Apoio


É necessária a disponibilização de pontos de apoio ao longo das rotas de trabalho, para o atendimento das necessidades fisiológicas e refeições.


Deve haver cuidado com o monitoramento das condições das instalações e canais de comunicação para que os trabalhadores possam relatar as condições encontradas nos pontos de apoio.



NR-38 e PCMSO


Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve contemplar a imunização, principalmente contra tétano e hepatite B, considerando a avaliação de riscos ocupacionais previstos no PGR.


vacinação, ou sua recusa, deve ser registrada no prontuário clínico.


Devem ser previstos no PCMSO os protocolos de saúde de acordo com a identificação dos perigos e avaliação dos riscos do PGR.


Em caso de risco avaliado, um procedimento específico deve ser estabelecido para acidente de trabalho com perfurocortantes, e a evolução clínica, acompanhada.



Veículos, Máquinas e Equipamentos


O texto sobre este item é mais extenso e, além de atender a NR-12, traz diversas considerações sobre máquinas autopropelidas, veículo coletador-compactador e transporte durante a coleta de resíduos. 


Importante destacar a necessidade de adequação geral dos coletores, já que as novas regras trazem impactos importantes: subida e descida apenas com o veículo parado, além da proibição do transporte dos trabalhadores na parte externa dos veículos. 



Varrição


Este item sugere que a varrição seja feita preferencialmente no contrafluxo do trânsito e traz características do carrinho coletor que devem ser atendidas.



Poda de Árvores, Análise de Riscos e Permissão de Trabalho


A poda de árvores deve ser precedida de Análise de Riscos - AR, e indica a emissão de Permissão de Trabalho - PT, quando necessário.


A NR-38 aponta como a AR e o PT devem ser e o que devem conter.



Treinamento e NR-38


Para o treinamento, devem ser observados os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, observando, além do disposto na NR-38, também a NR-01.


Traz o conteúdo teórico e prático que os treinamentos devem abordar, sua carga horária, EPIs e vestimentas.



Sobre as autoras

Quintina Denise da Rosa

 

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Pessoas e graduanda em Gestão de Vendas e Negociação. Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente, é Consultora Técnica do Software Madu.


Juliane Stecker Forner

 

Jornalista e Relações Públicas, especialista em Estratégias de Marketing. Atualmente, é Analista de Marketing do Software Madu e responsável pela redação e produção de conteúdos na área de Saúde e Segurança do Trabalho.


médico do trabalho acessando seu notebook para se atualizar com a notícia da IN 2185 aso
Por Marivane Mosele 12 abr., 2024
O evento S-2220 não consta mais como obrigação acessória para composição do PPP. Com a alteração realizada pela IN 2185/2024 ficou claro que para fins previdenciários o não envio do evento S-2220 não acarretará em multas. Porém, isso não significa que não é mais necessário enviar o Evento S-2220 ao eSocial. Ele continua constando no Manual de Orientação do eSocial (MOS), no leiaute oficial e na NR-7. Então, para fins trabalhistas a possibilidade de multas permanece.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
Mais Posts
Share by: