Notícias sobre SST


Fique por dentro das últimas informações em Medicina e Segurança do Trabalho

Contate-nos

Receba conteúdos informativos de SST por e-mail

Pessoa acessando DET - domicílio eletrônico trabalhista pelo notebook
Por Marivane Mosele 01 mar., 2024
O DET é o instrumento oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e Empresas. Entenda o que muda para a SST e RH, Relação DET e eSocial, eLIT, cronograma de cadastros, passo a passo e acesso ao DET por terceiros.
Por juliane.stecker 23 fev., 2024
Para alguns setores da economia, principalmente aqueles com graus de risco 3 e 4, como indústrias e metalúrgicas, o risco de acidente de trabalho é maior, então a necessidade de abertura de uma CAT também se torna mais recorrente. Para outros setores, o contato com a CAT costuma ser eventual ou, até mesmo, inexistente. E, por isso, é comum surgir dúvidas de como e quando elaborar/ retificar, informações que devem constar, o que muda quando envolve óbito e outras incertezas. Apesar da CAT ser mais comumente aberta por um profissional de Saúde e Segurança do Trabalho , saiba que não é regra. Há uma lista de pessoas possibilitadas para tal , como: empregador, empregador doméstico, tomador de serviço avulso ou órgãos gestor de mão de obra, sindicato, trabalhador, dependentes, médico e autoridade pública. O fato é que, se você é um profissional da área de Saúde e Segurança do Trabalho, é essencial você dominar alguns pontos sobre a comunicação de acidente de trabalho. Nós listamos 7 itens e ainda trouxemos um bônus ao final . Vamos lá?!
medico de jaleco branco assinando papel, configurando registro no CRM na jurisdição de atuação
Por Marivane Mosele 05 fev., 2024
O registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) na jurisdição de atuação passa a ser obrigatório para os médicos que prestam serviços ambulatoriais de atendimento ao trabalhador e os médicos do trabalho responsáveis pelo PCMSO. Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) n 2.376, publicada no DOU, em 29/01/2024
Calendário com estetoscópio em fundo azul
Por Quintina da Rosa 29 dez., 2023
A Lista de Doenças Ocupacionais passou a valer em 29 de dezembro de 2023, referente a Portaria GM/MS nº 1.999. A lista acrescentou 165 patologias e está dividida em duas partes: destaque dos riscos para o desenvolvimento de doenças e; identificação, diagnóstico e tratamento das condições.
Gari faz limpeza urbana ao varrer folhas secas da rua, atendendo a nr-38
Por Quintina da Rosa 23 dez., 2023
A NR-38 - Segurança e Saúde no Trabalho em Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos (Portaria MTP nº 4.101) entrou em vigor dia 02 de janeiro de 2024. Classificada como NR Especial, a NR-38 estabelece requisitos e medidas de prevenção referente a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Plataforma de Petróleo vista de baixo para cima, atendendo a NR-37
Por Quintina da Rosa 07 dez., 2023
A redação da NR-37 Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo foi atualizada e está em vigor desde 07/12/2023, conforme a publicação da Portaria MTE 3.769/2023, A NR-37 recebeu o Art. 3º, que se direciona para as plataformas em operação desde 01.02.2022, trazendo a exigência de um projeto técnico de adequação ou solução alternativa, por parte da concessionária ou operadora das instalações.
Mulher sentada conferindo folhas de papel e olhando o notebook
Por Quintina da Rosa 10 nov., 2023
Confira o valor das multas eSocial SST eferente à não elaboração e/ou erros no ASO, LTCAT, PPP, CAT e EPIs. Listamos a fonte legal para sua consulta. Acompanhe o post!
Pessoa digitando no notebook
11 abr., 2023
Novidades nos Eventos S-2210 e S-2240 com a publicação do MOS S-1.1, Manual de Orientação do eSocial. Saiba mais!
08 dez., 2022
o eSocial 2023 SST está aí! Saiba como funciona a transmissão dos Eventos e como garantir o sucesso do envio: cronograma, pré-requisitos, prazos de envio, dados enviados, formas de transmissão e mais!
22 jul., 2022
A partir de janeiro, o PPP em papel dará lugar ao PPP Eletrônico 2023. Saiba o que muda, como consultar pelo Meu INSS e como sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho deve se ajustar!
MAIS NOTÍCIAS

Últimas Notícias


Materiais Gratuitos

Siga nas Redes Sociais



Share by: